16 de novembro de 2010

Folhas de Outono


Estou organizando o meu ateliê, e nesse ritmo de colocar cada coisa em seu lugar encontrei este projeto que está inacabado.

Ele é um dos meus primeiros trabalhos, do tempo em que comecei a frequentar aulas de patch. Se bem me lembro ele ficou pelo caminho por eu ter levado um bom tempo para borda-lo e depois outro tanto para escolher os tecidos.
O seu nome original é “Mosaico de Folhas” da revista espanhola Labores del Hogar de setembro de 2004, porém eu o batizei de folhas de outono.


Hoje em dia eu só utilizaria o conceito – uma manta com aplicação de folhas – e procuraria em meu jardim folhas variadas como modelo e ao invés do amarelo e marrom do projeto original escolheria outras cores. Mas fico contente pois consegui inovar na escolhas dos tecidos para as aplicações, no “Mosaico de Folhas” foram usados 8 tecidos/cores e no meu elas são feitas de retalhos de tipos cores variadas.

Toda quilteira que se preza, tem guardado em caixas sobras de tecidos ou  retalhos – isto dá assunto para um outro post – então, usei todos que tinha, principalmente os retalhos pequenos do tamanho da folha.
Quando escolhi as cores das molduras e bordas (marrom e amarelo) resolvi dar uma animada e usei os quadradinho de 2”, que venho juntando e são sobras de tiras que eu acerto com esta medida.
Conclusão: O projeto ganhou o meu toque e quando eu terminar ficará uma manta que eu chamo de “retalhuda” bem colorida e alegre.





Como Fiz:

1- Cortei 50 quadrados de 6”, que eu estou acertando com a medida de 5 1/2” antes de uni-los. Este processo garante que após a medida final do bloco, já que ao bordar a aplicação ele “encolhe” um pouco.

2- Apliquei as folhas utilizando com Heat'n Bond Lite (não é propagando, mas até hoje não achei substituto melhor) e depois bordei o contorno com ponto de caseado e os detalhes com ponto de hastes.

3- Para as molduras (que estou colocando agora) cortei 9 tiras de  2” e 54 quadrados de 2” para os taquinhos.

4- Para as bordas, cortei 6 tiras de 3”.

No momento estou unidos os blocos, e assim que der, mostro como ele ficou antes de prepara-lo para ser quiltando.

Uma cosia boa eu fiz, as tiras e quadrados já estavam cortados e assim ficou bem mais fácil, também anotei  todas as medidas que utilizei  para consulta futura....Nunca se sabe!

Até breve,

Hortensia

Nenhum comentário:

Postar um comentário